1.jpg2.jpg3.jpg

A Igreja dos Rebeldes, fariseus e infiéis

MENSAGEM BÍBLICA PASTORAL:

TEMA: A igreja dos rebeldes, fariseus e infiéis.

TEXTOS:

Mateus. 23:15: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós.

Marcos. 7:6. Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas , como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.

 

INTRODUÇÃO:

Você sabia que um dos maiores obstáculos ao ministério evangelístico de nosso Senhor Jesus Cristo era a hipocrisia religiosa dos líderes de Israel? Se você lê os evangelhos, constatará que não são poucos os textos bíblicos onde Jesus os repreende e por isso, era muito perseguido. Note bem, que os principais inimigos de Jesus eram os das classes religiosas da época, principalmente os fariseus (hipócritas). Se você observar com atenção, foram eles motivados por satanás, quem perseguiu Jesus Cristo até a morte. (Assista ao filme A PAIXÃO DE CRISTO para entender melhor).

Observe bem, que os maiores inimigos de nosso Senhor Jesus, não eram os de fora (gentios), mas sim, os RELIGIOSOS HIPÓCRITAS da época (Mt. 10: 36). Que pregavam uma coisa e faziam outra. Eles conheciam a lei e seus Mandamentos, mas não viviam e nem obedeciam. E por isso nosso Senhor Jesus os censurava e afirmava com veemência que eram hipócritas. A coisa era tão grave, que Jesus disse que eles eram GUIAS CEGOS, e perguntou: PODE UM CEGO GUIAR OUTRO CEGO? PORVENTURA AMBOS NÃO CAIRÃO NO BURACO? Lucas. 6:39. E ainda nos advertiu: “... Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”. Devemos tomar cuidado amados irmãos, para que não caiamos no mesmo erro e vivamos numa farsa religiosa. Porque está escrito que Deus ama os sinceros de coração. Rm. 12:9.  

 

O Apóstolo Paulo nos advertiu que nos últimos tempos surgirão falsos mestres e espíritos enganadores, inclusive, que haverá muitos crentes que abandonarão sua fé, rejeitarão a Palavra da Verdade e os seguirão. Confira: 1º Tm. 4:1-3;  e 2ª Tm. 4:1-5. É exatamente o que já está acontecendo! Pois, não são poucos os crentes que tem abandonado sua fé e sua igreja para correr atrás de seitas hereges ou líderes religiosos que fortaleçam suas cobiças carnais e infidelidade as doutrinas bíblicas. Confira: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas”.

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos ALGUNS apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada...”

 

Recentemente, ficamos sabendo de determinados “irmãos” que saíram de sua igreja, pelo fato de que, não conseguiram ser fiéis nos dízimos e depois inventaram o pretexto de que não concordavam em ter que dá-los a igreja. Isso é um absurdo! Porque ninguém pode servir ou deixar de servir a Deus por causa de fatores econômico-financeiros ou por qualquer que seja o motivo, pois nosso amor e fé em Deus deve está acima de todas as essas coisas (Mateus. 10:37 e 22:37-39). Essas pessoas são muito fracas ou pobres de espírito para agir dessa forma. Talvez não conheçam ou ignorem os princípios divinos do AMOR, da FÉ, da GRATIDÃO, da OBEDIÊNCIA E FIDELIDADE, confira: (Malaquias 3:8-11; Mateus. 25: 21; Atos. 5:1-5. 2ª Coríntios. 9:6-13.) Porque quando estavam no mundo ou servindo ao maligno, não mediam esforços para contribuir com as indústrias mundanas do alcoolismo, tabagismo, drogas, pornografias, bares, ou nos motéis de suas prostituições. Agora, que estão na casa de Deus, ficam com essa avareza e “morrinhagem” carnal.  Sem falar, dos casos d’aqueles que bancavam suas amantes em tudo ou ainda, patrocinavam centros de feitiçarias para fazerem trabalhos de fechar o corpo, etc.

Ficamos sabendo que os tais “irmãos” que se dizem cristãos, foram para uma igreja/seita, onde não há a prática do ensino bíblico sobre o dízimo e ofertas. Daí começaram a chamar a outros com a mesma fraqueza e rebeldia, para que fossem congregar juntamente com eles em tal igreja/seita. Cumprindo-se assim, a profecia de Paulo sobre os últimos tempos. Confira: 1º Tm. 4:1-3; e 2ª Tm. 4:1-5. Só está faltando agora, eles ensinarem ou pregarem que a Palavra de Deus não ensina sobre o dever da prática dos dízimos e ofertas e dizerem que o nosso Deus MUDOU DE IDÉIA por causa da infidelidade deles ou até mesmo, FORJAREM outra Bíblia sem as inúmeras páginas que tratam sobre a prática dos dízimos. Como fazem as seitas hereges e os falsos profetas. Mateus. 7:15. Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.

Quando vejo a desobediência e rebeldia desse tipo, entendo o porquê que nosso Senhor e Salvador Jesus disse em Mateus. 7.21-23. “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios?E em teu nome não fizemos muitos milagres?

Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. A Bíblia nos diz que os avarentos e roubadores... Não herdarão o reino de Deus. Confira: 1ª Coríntios. 5:10.

Agora, eu fico pensando: Se tais “crentes” não conseguem ser fieis a Deus nos 10% (dez por cento), imagine só, se o nosso Deus nos ordenasse que devolvêssemos 90% (noventa por cento)? Aí, imagino eu, que a rebelião seria sem proporções. Pois se no pouco não conseguem ser fiéis, imaginem no muito. Confira: Lucas 16.10. Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito.

Alguém disse: “Quer saber quem é um homem? Toque no seu bolso ou dê a ele riquezas e poder”. Já outra pessoa disse: “O poder e as riquezas, não corrompem ninguém, somente aflora o que já havia dentro da pessoa”. Percebemos então, que há pessoas que são de difícil relacionamento, por serem prepotentes, rebeldes, insubmissas, opiniosas, insensíveis, irreconciliáveis e irredutivas, porque preferem sacrificar a obedecer. (1ª Samuel. 15:22,23).Tais pessoas, somente Deus poderá tratar com elas! Pois geralmente, não se deixam ser tratadas. Muitas delas preferem sair da igreja e ficar como folha seca de um lado para o outro, do que admitir seu erro e se consertar.

Igualmente, se faz necessário dizer, que ninguém é obrigado a entregar o seu dízimo ou ofertas a alguma igreja! Por isso, a expressão correta é CONTRIBUIR. A própria Bíblia diz, que “Deus ama o que dar com alegria” Então, as pessoas não estão obrigadas e nem podem ser forçadas. O problema é que até nisso muitos faltam com caráter, pois se não querem contribuir, é só chegar em seu pastor e dizer que não quer ajudar. Ou seja, ser sincero e não ficar causando dissensões e conversinhas ou polêmicas dentro da igreja. Ou ainda, inventar pretextos e mentiras para se fazer de vítima ou coitadinho, que teve que sair da igreja porque foi perseguido e injustiçado. Há muitos por aí que são dissimulados e desleais. Que faltam com a verdade e ainda querem ser os donos da razão. O problema, é que tais pessoas nunca estão sozinhas nisso, pois sempre encontram quem lhes dê apoio.

**Outro fator a considerar é que nesse íntere, muitos chegam a se desviar do caminho do Senhor e outros se tornam instrumentos do maligno para semear a semente da dúvida e confusão na mente de muitos que ainda não têm solidez espiritual na fé e conhecimento suficiente para rebatê-los. Sendo suas presas prediletas: Os novos convertidos e indecisos.

Ainda há o caso d’aqueles, que se acham sabichões ou intelectuais por causa de suas formações seculares e por isso querem ser os teólogos da igreja, sem ao menos terem feito se quer, um curso básico teologia ou lido pelo menos uma vez a Bíblia. Só porque leram ou ouviram algum comentário qualquer de um desses hereges que há por aí na internet ou canais de TV; Já se acham no direito de discutir doutrinas bíblicas com quem tem anos de especialização na área.

Todavia, vale ressaltar que os tais, não podem ser subestimados pelo fato de serem sutis, astutos e muitas vezes agressivos. Ou seja, um cristão sem o devido conhecimento bíblico, poderá ficar confuso e embaraçado com as “telhas” da dúvida que eles jogam nas pessoas que lhes dão ouvidos, por isso Jesus nos advertiu: “... Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”. CUIDADO: MUITOS CHEGAM A PONTO DE SE TRANFORMAREM EM ANTICRISTOS. Confira: I João 2.19. Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.

Leia também Marcos. 13:22.

II Coríntios 11.14. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.

 

CONCLUSÃO:

 

A melhor forma para evitar que caiamos nas garras desses rebeldes, hereges e insubordinados que se dizem cristãos, é fugir da “aparência do mal”, como nos adverte a Bíblia. Não podemos cometer os mesmos erros que Eva, esposa de Adão cometeu, que deu ouvidos a serpente e foi enganada, consequentemente foi amaldiçoada. Confira: 1ª Tess. 5:22. E Efésios 5:6.  Portanto, peça a Deus discernimento e visão espiritual, pois Deus não deixa seus filhos fiarem ou serem enganados, porque está escrito:

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Jo. 8:32.

Agora, você prefere obedecer a Deus ou fazer parte da igreja dos rebeldes e infiéis?

 

Disse Jesus: Eu sou o bom pastor; Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem...” João. 10:5

 

Por: Pr. Gilman T. Menezes

 
Joomla templates by a4joomla
Hospedagem e Webmaster: