1.jpg2.jpg3.jpg

ESTUDO PARA CASAIS: PROTEJA-SE DOS ATAQUES MALIGNOS

TEMA: Protegendo o casamento dos ataques malignos.

TEXTOS BÍBLICOS:

1º Pe. 3:7.Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.

 

Prov. 14:1. Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos.

 

INTRODUÇÃO:

Este estudo é de suma importância para os dias atuais, tendo em vista os inúmeros ataques e ingerências do maligno contra o casamento. Houve uma época em que o inimigo da família atacava de forma descarada e explícita, mas ultimamente ele tem-se camuflado de forma muito sutil em diversas situações, objetos, negócios, pessoas, ambientes, discussões, programas de TV, piadas, músicas etc. Dessa forma, ele fica sorrateiramente infiltrando-se no meio do convívio familiar e destruindo aos poucos o casamento de muitos, sem que eles o percebam.

Temos percebido que muitas pessoas e lares são vítimas de obras de bruxarias ou que estão sofrendo contra ataques terríveis do inimigo e não sabem. Não são poucos os lares pelos quais temos orado, onde a presença do mal é uma constância. Casais que atravessam uma grande crise conjugal por conta desses fatores.

I. OS INIMIGOS DA RELAÇÃO CONJUGAL:

 

1. Interferência negativa de familiares. Sabemos que não são poucos os casos de casais que se divorciaram por causa de interferência negativa de seus familiares.

2. Excesso de trabalho que desencadeia a ausência demasiada do lar. Lembre-se: “Não há sucesso na vida que compense o fracasso de um lar”.

3. Quando ambições pessoais ocupam a primazia da relação conjugal. Isso significa que as ambições pessoais devem passar pelo crivo do acordo conjugal para não ser motivo de discórdia entre os cônjuges.

Porque há um provérbio que diz: “Não adianta fazer coisas certas em cima de princípios errados”

Vejamos o que a Palavra de Deus nos diz sobre isso:

Eclesiastes. 9: 8. Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. 9. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol.

10. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque para a sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

1º Timóteo. 9. Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.10.Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

11.Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.

 

4. Outro fator é a interferência da ex ou do ex-namorado ou ex-cônjuge. Isso parece algo absurdo, mas tem acontecido com muitos casais. Cuidado para que isso não se torne um pesadelo em seu casamento.

 

5. Inversão de valores: Quando os bens materiais, amigos etc., ocupam o lugar do seu cônjuge. Isso certamente desgasta e destrói o matrimônio.

“Um casamento está a caminho do fracasso quando os valores materiais tomam o lugar dos valores conjugais e espirituais”

6. Ausência de visão espiritual. Há pessoas que agem como se estivessem cegas pelo inimigo.

 

7. Jugo desigual. Isso também acontece quando um dos cônjuges é espiritual e o outro é carnal. Quando um ama as coisas de Deus e o outro as coisas “pecaminosas” do mundo.

 

8. OS EMPECILHOS DA INTIMIDADE CONJUGAL.

 

8.1. Contendas constantes; O fato de os cônjuges viverem frequentemente em contendas tem acabado com as colunas do respeito e do amor na relação conjugal. Há um provérbio popular que diz: “quando os cônjuges vivem agredindo-se, acabam caindo na tentação de uma relação extraconjugal”.

 

8.2. Desconfiança excessiva; Há pessoas que devido aos traumas do passado são muito desconfiadas em tudo que fazem e não dão voto de confiança a ninguém.

 

 

8.3. Picuinhas insignificantes; Há pessoas que por qualquer motivo emburram, magoam-se e arrumam brigas desnecessárias; porque é impossível uma relação sem que haja algum erro ou conflito;

 

8.4. Mágoas não saradas; Sabemos que um coração ferido é um campo minado e imprevisível. Portanto se não houver cura interior o cônjuge poderá se tornar espinhoso e sem dúvidas essa relação terá entraves seriíssimos...

 

8.5. Falta de higiene física. Aqui está uma questão que tem contribuído para incendiar ou apagar a intimidade sexual do casal. Há cônjuges que não entendem a importância da higiene física e bucal na hora das relações íntimas, causando assim um desestimulo no seu companheiro...

Obs.: Não é vergonhoso ou pecado buscar informações sobre tal assunto, mas cuidado com os exageros ou com orientações de pessoas pervertidas. Sl. 1:1.

8.6. Fazer sexo em vez de fazer amor. Os maridos devem tomar cuidado com relações sexuais pervertidas ou promíscuas e não tratar suas esposas como se fossem prostitutas. Ou seja, só as procuram quando querem satisfizer-se e após as trata como se fossem um objeto descartável. Conhecemos alguns casos de cônjuges que barganham a relação sexual com seu cônjuge em troca de algo almejado ou presentes e o pior é o outro que aceita.

 

 

Já outros vivem uma relação “galo e galinha”. Onde um se satisfaz sem se importar em dar prazer ao outro...

 

8.7. Sensualidade na forma de se trajar (vestir) para outras pessoas...

8.8. Preocupações ou ansiedades...

8.9. Levar problemas externos para a cama, como: problemas financeiros, da empresa, da família, de conhecidos etc.; quem faz isso é necessitado de maturidade e sabedoria, porque na cama não é lugar para se resolver problema algum.

 

8.10. Baixa autoestima. Quando um dos cônjuges está atravessando alguma faze ruim na vida de desemprego, enfermidade grave, perda de um ente querido, frustração profissional, dívidas, depressão ou até mesmo conflitos conjugais não resolvidos, a tendência é que a sua autoestima caia consideravelmente a ponto de atingir sua aptidão sexual e a pessoa ficar sem ânimo para nada. O que é perfeitamente natural. Principalmente a mulher que para ter êxito na intimidade sexual precisa está bem psicologicamente...

 

8.11. Traumas da relação passada...

 

 

 

9. OS EMPECILHOS DA COMUNICAÇÃO CONJUGAL:

 

1. Uso exagerado da TV, vídeo games, internet...

 

2. Falta de transparência nas atitudes e sentimentos; Por exemplo: Fazer amor estando chateado e ainda fingir o prazer; Ou se negar ao outro inventando desculpas de enfermidades.

 

3. Falta de acordo nas decisões e objetivos de vida...

Veja a pergunta que Deus  Faz ao profeta Amós:

Amós. 3:3. Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

 

4.  Acreditar mais nas pessoas de fora que na palavra de seu cônjuge; principalmente quando surge algum boato...

 

5. alta de vigilância. Há cônjuge que vigia o cônjuge dos outros e não o seu. Olha tanto para a vida alheia e não percebe o maligno entrando na sua relação. Vigie o que é seu e não o que é dos outros!

6. "Alfinetar” o cônjuge. Ou seja, fazer insinuações irônicas em vez de conversar como pessoa adulta e madura.

 

Salmos 32.9. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão.

 

7. Pronomes possessivos usados de forma errada. Por exemplo: quando um dos cônjuges vive dizendo: Meu carro, minha conta bancária, minha casa; em vez de dizer: Nosso carro, nossa casa...

 

8. Ausência de sabedoria no falar ou agir (a forma com que se fala ou faz algo faz toda a diferença)...

 

 

9. “Cutucar a onça com vara curta”. É o caso de um dos cônjuges que conhece os limites de paciência do outro e mesmo assim provoca situações que causam confusões e contendas e depois quando a discussão pega “fogo” fica pelos cantos chorando e tentando passar-se por coitadinho.

 

10. Provocar contendas a fim de arrumar pretextos para se separar e se entregar aos assédios de uma relação extraconjugal; É a famosa estratégia sutil chamada de “CAVAR MOTIVOS”. E depois sair como vítima, deixando o outro como vilão.

 

 

Malaquias 2:16. Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.

 

Salmos. 89:34. Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os  meus lábios proferiram.

11. Ciúme doentio; Há pessoas que são possessivas na relação afetiva. A ponto de MATAR “por amor”; Outros são tão possessivos que o MESMO PODER QUE TEM PARA AMAR, TEM PARA ODIAR. Cuidado com isso!

 

Co 13: 4. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,

5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;

7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

 

 

12. Hipersensibilidade emocional; Sabemos que não errado ser sensível, mas a hipersensibilidade é uma doença destruidora. Procure curar seu lado emotivo e fortalecer seu coração. Porque isso é bíblico:

Salmos. 27:14. Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.

13. Falta de controle emocional (domínio próprio) para discutir um assunto ou a relação sem chantagear ou ameaçar o cônjuge.

14. Falta de educação nas palavras e ações. Há pessoas que são muito educadas com os de fora, mas dentro de sua casa são grosseiras e mal-educadas.

 

15. O Fator stress. Há pessoas que estão atravessando uma fase muito estressante na vida e por isso ficam alfinetando (agredindo) todos a sua volta, principalmente os filhos e seu cônjuge.

Agora estudaremos os vírus que combatem contra o casamento:

 

10. VÍRUS QUE DESGASTAM OU DESTROEM O MATRIMÔNIO:

 

A. Vícios em geral (futebol, jogos eletrônicos, alcoolismo, drogas), etc. Já conhecemos alguns casos de casais onde um dos cônjuges passava horas após horas brincando com o vídeo games ou em jogos da internet sem se preocupar com os afazeres domésticos ou dar atenção a sua família e qual foi o resultado? Dissolução do lar e divórcio. Isso é muito sério!

 

B. Uso demasiado e inconsequente das redes sociais da internet; (brechas pecaminosas). Geralmente quando um dos cônjuges envereda por esse caminho a tendência é se tornar um vício pecaminoso e destrutivo para o convívio conjugal. Conhecemos casos de maridos que se envolveram pecaminosamente com outras pessoas por esse meio. Já outros se viciaram em sites pornôs a ponto de masturbarem-se diante do computador e perder seu casamento...

Veja o a Palavra de Deus nos diz:

 

 

 

Mateus. 5:27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.28. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

29. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

30. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.

 

João. 3:3. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

C. Mentiras constantes. Quando um dos cônjuges ou ambos mentem um para o outro a tendência é que o casamento desça pelo ralo. Há um provérbio popular que diz: “A mentira tem pernas curtas”. Ou seja, logo será descoberta e a confusão é certa. Devemos aprender que a mentira na relação conjugal é um vírus destrutivo, porque quem vai confiar num mentiroso (a). Nosso Senhor diz que os mentirosos são filhos do diabo. Confira: João. 8:44.

 

D. Masturbação. Há cônjuges que são tão viciados em masturbações que não conseguem satisfazer (dar prazer) a seu cônjuge. Outros preferem a masturbação a se satisfazer com seu cônjuge. Conhecemos casos de casais que se divorciaram por conta desse vício. Vejamos o que a Palavra de Deus nos diz:

1º Co. 7:4 [2]. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.

 

11. ESTRATÉGIAS QUE O INIMIGO MAIS FREQUENTEMENTE USA PARA DESTRUIR O CASAMENTO:

 

A. Carência afetiva; Uma pessoa carente e sem o domínio próprio se torna uma presa fácil dos laços do maligno... Poucas pessoas têm o discernimento que o diabo se aproveita dos momentos de fraquezas para abrir “portas” do pecado!

 

B. Cegueira espiritual. Há pessoas que estão tão cegas pelo maligno que não percebem. Pessoas que estão indo de mal a pior ou descendo ao fundo do poço, mas não conseguem enxergar ou não querem admitir... 2º Co. 4:4.

 

C. Falta de discernimento espiritual; Principalmente quando o maligno arma algo para separar o casal ou prejudicar a relação conjugal. Tais como: suscitar sentimentos de ira contra o outro; hospedar alguém na sua casa etc...

 

D. Obras de feitiçarias/simpatias por meio de fotos, fios de cabelo, comida e bebidas enfeitiçadas; presentes de pessoas suspeitas, peças de roupa íntima, pó de cemitério, pó do encantamento da pomba gira etc. Devemos tomar cuidado com as obras do maligno que muitas vezes se camuflam por meio de pessoas invejosas e/ou vingativas. Por exemplo:...

 

Paulo disse que não podemos ignorar os ardis (maquinações) do diabo. 2º Co. 2:11.

E. Ausência de amor e carinho; Aqui estão duas das principais colunas que sustentam o casamento, isso significa que sem elas a casa tende a cair.

 

F. Ressuscitar os erros ou pecados do passado do cônjuge e os “jogar em sua cara”...

 

G. Descontrole financeiro por parte de um dos cônjuges. São pessoas que sofrem de compulsão para gastos...

 

H. Falta de maturidade e sabedoria na criação ou relação com os filhos. Principalmente com os filhos da relação anterior...

 

Já dizia um provérbio: “O conflito dos pais atinge a mente dos filhos que se reflete no comportamento”.

I. Sonhos em que o diabo sugere que seu cônjuge está lhe traindo...

 

J. Espíritos familiares de maldições hereditárias. Talvez a maioria das pessoas não saiba disso, mas há pessoas que vivem de forma devassa e profana ou até mesmo que não conseguem viver feliz no amor por conta de espíritos de maldições que são herdados dos pais...

 

 

K. Sociedade pecaminosa ou más amizades. Conhecemos alguns casos de pessoas que eram uma benção na presença de Deus e que viviam bem com sua família, até o dia que entraram

 

em sociedade e começaram a se atolar num lamaçal de pecados, de drogas e prostituições; tendo como resultado a perda de suas famílias e comunhão com Deus...

.

L. Desejos pecaminosos da velha natureza; Coisas que o inimigo tenta ressuscitar por meio de filmes, programas ou músicas profanas...

 

M. Sonhos eróticos com outras pessoas. Isso não passa de uma artimanha usada pelo inimigo para preparar uma pessoa para o que ele planeja. Isto é, quando não é fruto de um desejo já acampado no coração. Cuidado com isso! Veja o que diz o Livro de

Ec. 5:3. Porque, da multidão das ocupações vêm os sonhos, e da multidão de palavras, a voz do tolo.

N. Jogar setas e laços simultaneamente... OU SEJA, O DIABO ATACA DOS DOIS LADOS.

 

Mateus.12:25. Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.

 

O. ESPÍRITO DE FOFOCA (maledicência); Refiro-me ao fato do casal que vive bem, até o dia em que o diabo usa a boca de alguém para trazer discórdia na relação por meio de um “fofoqueiro” maldoso.

Pv. 26.20. Faltando lenha, apaga-se o fogo; e não havendo difamador, cessa a contenda.

P. O CICLO VICIOSO DO PECADO DE PROSTITUIÇÃO E/OU ADULTÉRIO. Há pessoas que são terrivelmente perseguidas pela “pomba gira” na área dos pecados sexuais. (parecem que têm um “chama” para se envolverem com pessoas ou coisas erradas); Outras acham que vícios são somente de embriaguez alcoólica ou cigarros e drogas, mas os pecados sexuais também viciam. Como é o caso de muitos que estão presos nas garras do diabo por esse meio. Há pessoas que não dão certo com ninguém ou não ficam com alguém por causa disso; porém o diabo o cega a tal ponto que não consegue enxergar isso. Alguém comparou o pecado da prostituição e/ou adultério COM O SAPO que foi colocado dentro de uma panela de água morna e foi esquentando aos pouco até ferver e matá-lo. Devemos entender que Deus abomina o pecado de adultério e de prostituição.

 

PORQUE ELE É SANTO E EXIGE DE SEUS FILHOS SANTIDADE NO MATRIMÔNIO. Note bem isso! Vejamos alguns versículos da Palavra de Deus que tratam desse assunto:

Provérbio. 6:20. Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe; 22. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. 23. Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida, 24 para te guardarem da mulher má, e das lisonjas da língua da adúltera.

25. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares. 26. Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão, mas a adúltera anda à caça da própria vida do homem.

32. O que adultera com uma mulher é falta de entendimento; destrói-se a si mesmo quem assim procede.

Malaquias 3.5. E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o trabalhador em seu salário, a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos exércitos.

Coríntios 6.9. Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10. nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Hebreus 13.4. Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.

2º Pedro. 2:20. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro.

21.Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.

22. Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal.

 

Apocalipse 21.8. Mas, quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

12. COMO PROTEGER O CASAMENTO DOS ATAQUES DO INIMIGO?

 

 

 

 

 


 

ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA TER ESTA PALESTRA OU OUTRAS PREGAÇÕES, SEMINÁRIOS OU ESTUDOS BÍBLICOS ESPECÍFICOS:

1. PARA CONGRESSOS (juvenil, de senhores ou senhoras);

2. CAMPANHAS DE AVIVAMENTO OU LIBERTAÇÃO PARA IGREJA;

3. PALESTRA OU CURSOS PARA CASAIS (em chácaras, hotéis, salão de festas ou no templo da igreja). COM OS TEMAS: CASAMENTO À PROVA DE FOGO; COMO PROTEGER O CASAMENTO DOS ATAQUES MALIGNOS; O CASAMENTO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS; ENTRE OUTROS TEMAS.

4. MINISTRAÇÕES SOBRE FINANÇAS: NO CASAMENTO OU PARA LÍDERES DA IGREJA.

5. CURSOS DE TREINAMENTO PARA LÍDERES SOBRE LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL: COM O TEMA: COMO TRABALHAR COM LIBERTAÇÃO?

6. ESTUDO SOBRE LIDERANÇA COM EXCELÊNCIA.

7. TÉCNICAS DE ESTUDOS PARA JOVENS E ADOSLECENTES.

8. MINISTRAÇÕES ESPECÍFICAS PARA PASTORES, PASTORAS, DISCÍPULOS  E OBREIROS, SOBRE O MINISTÉRIO PASTORAL; PASTOREIO DE EXCELÊNCIA OU MINISTÉRIO EFICAZ.

INVISTA NO CRESCIMENTO ESPIRITUAL DE SUA IGREJA. PORQUE SEM INVESTIMENTO NÃO HÁ RETORNO!

 

“Ninguém é líder por acaso”

Pr. Gilman T. Menezes. Fones: (61) 9207-2032/ 8574-9397 / 8192-9616

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Joomla templates by a4joomla
Hospedagem e Webmaster: